segunda-feira, 4 de maio de 2009

Embalagem

A embalagem é essencial no comércio. Preserva e protege os bens, facilita o seu transporte e armazenamento e informa o consumidor.
Para cumprir estas funções, a embalagem deve responder a três requisitos: tem de ser robusta, tem de proteger e preservar o produto (impermeabilidade, higiene, propriedades organolepticas, aderência zero, etc.), e tem demonstrá-lo para promover as vendas.
Os plásticos, sozinhos ou em combinação com outros materiais, respeitam efectivamente esses requisitos graças às suas virtualmente ilimitadas possibilidades de design e às suas propriedades físicas e químicas. O cloreto de polivilino (PVC) é valorizado pela sua permeabilidade ao vapor, evitando a condensação, o polietileno (PE) pela sua flexibilidade, o cloreto de polivinilideno (PVDC) pelas suas propriedades de "barreira" e o polipropileno (PP) pela sua robustez e resistência a baixas temperaturas.
Os plásticos podem ser produzidos a um baixo custo energético e são robustos nas leves estáveis e impermeáveis - propriedades muito úteis para embalagens alimentares, de cosméticos e farmacêuticas.
A maioria dos plásticos utilizados em embalagens pode ser reciclado. As empresas Solvay e os seus parceiros gerem cada vez mais as suas próprias operações de reciclagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário